quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

"A ASA ESQUERDA DO ANJO"

Lembro como emocionava-me com as leituras feitas ainda na adolescencia, de LYA LUFT - "A asa esquerda do anjo" foi algo assim quase que como uma 'catarse' para uma menina que sonhava com relações perfeitas e intermináveis - quanto 'aquilo' me fez efeito que li quatro vezes, e a cada leitura sempre com a mesma emoção; claro não posso deixar de citar: "Quarto fechado", "Reunião de família", "O exílio", "Perdas e danos" (me perdoem se não estiverem na ordem) - Lya Luft, sua sensibilidade em relatar "as nuances" da mulher, da mãe,da solteira, da velha, da menina - eu admiro-a por demais, é uma de minhas escritoras (gaúchas) prediletas - por favor apreciem essa:

CANÇÃO NA PLENITUDE
Não tenho mais os olhos de menina
nem corpo adolescente, e a pele
translúcida há muito se manchou.
Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura
agrandada pelos anos e o peso dos fardos
bons ou ruins.
(Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)

O que te posso dar é mais que tudo
o que perdi: dou-te os meus ganhos.
A maturidade que consegue rir
quando em outros tempos choraria,
buscar te agradar
quando antigamente quereria
apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza
e juventude agora: esses dourados anos
me ensinaram a amar melhor, com mais paciência
e não menos ardor, a entender-te
se precisas, a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força - que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés - mesmo se fogem - retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias.

(trecho do livro "Secreta Mirada",LYA LUFT, Editora Mandarim - São Paulo,1997,pág.151).

Um comentário:

Lorena Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.